29/03/09

LINCES PODEM CHEGAR AO ALGARVE MAIS CEDO DO QUE O PREVISTO!

(clique em cima da imagem para ampliar)

Já são 60 as crias em cativeiro e está esgotada a capacidade espanhola para acolhe-las

Os biológos da Junta Regional da Andaluzia que coordenam o programa de recuperação do lince ibérico querem ver celebrado, com a máxima urgência, o protocolo de cedência de linces a Portugal, depois de terem confirmado que o número de crias esperadas em 2009, poderá saturar os três centros de criação em cativeiro existentes em El Acebuche (Donãna), La Olivilla (Sierra Morena) e no Centro Zoobotânico de Jerez de la Frontera.

Investimento em Silves

Portugal já aprovou um investimento de dez milhões de euros destinados à instalação do centro de criação de Silves e está obrigado a encontrar um território com cerca de 6000 hectares para a reprodução do lince. Este espaço já está escolhido e localiza-se no Parque Natural de Noudar, no concelho de Barrancos.

Em 2008, terão nascido entre 52 e 58 crias no seu meio natural e em cativeiro. Em 2009, os especialistas previam um "salto espectacular" no nascimento de crias em cativeiro, admitindo o nascimento de 20 exemplares. No entanto, pela observação feita nos casais reprodutores poderá vir a assistir-se em 2009 a um verdadeiro baby boom de linces.

Prevendo-se esta possibilidade, as equipas de investigadores ligados ao programa de salvaguarda desta espécie ameaçada de extinção já preparam a entrada em funcionamento de novos centros de criação em Granadilha (Extremadura) e no Parque Nacional de Cabañeros (Castilha - La Mancha), pelo que, juntamente com os três de Andaluzia e o de Silves, estará consolidada uma rede que garantirá a reprodução do lince ibérico.

Se quiser pode continuar a ler a notícia, na íntegra, divulgada aqui pelo jornal público.

2 comentários:

Crameira disse...

Uma boa noticia, embora eu duvide que nas serras de Monchique e Caldeirão não existam Linces.

Anónimo disse...

boa noite sr sonhador,venho fazer hoje aqui um comentario no seu blogue em relaçao aos linces.nao compreendo o porquê de tanto batalhar e de esbanjar tanto dinheiro na procura de linces,porque nâo procuram também lobisomens?sabia que o ser humano é despresado?sabia que á muitas pessoas a passar fome´cá e que nao teem cama?sabia que á muitas pessoas doentes e que ninguem lhes chega ao pé?sabia que á pessoas a morrer com falta de tratamento e nao teem dinheiro para medicamentos?sabia que á crianças desnutridas,sabia que á cianças mal agasalhadas,sabia que á crianças que as maes teem pouco para lhes dar a nao ser o afecto e o carinho?á muita gente cá sem apoio e sem dinheiro e que nao sao ajudados por nuinguem, mas para os linces teem-se gastado rios de dinheiro que fazia falta para muita coisa.o bicho homen é o ser mais aberrante que DEUS deitou ao mundo.porque se maltratam os homens com mortes,porrada etc, e alguns animais sao tratados como deuses que até matam os donos?estamos na PASCOA vejam bem o que aconteceu a JESUS CRISTO?amigos deixem-se de ignorancias e ponham o ser humano no lado que ele merece e o ser animal no outro lado o que é dele.sr sonhador desculpe a minha opiniao mas isto nao é diricionado a si porque o meu amigo só deu a noticia e muito bem


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor