06/12/07

MONCHIQUE E A SUA CULTURA!

(clique em cima da foto para ampliar)
O mistério do desaparecimento do sino da antiga Praça do Peixe!

Como se sabe não se trata de um sino qualquer, o mesmo era oriundo do Convento da Nossa Senhora do Desterro. Tinha como nobre missão chamar os frades para a oração, marcando assim o ritmo da vida do Convento. Nos últimos tempos, mais modernos, por o Convento ter ficado em ruínas, foi chamado a outras funções, mais mercantilistas. Foi durante muitos anos o arauto da chegada do peixe. A população sabia que o badalar do sino, era o prenúncio que havia peixe, acabadinho de chegar, proveniente dos cais mais próximos.

Era por vezes cruel com a vizinhança que morava perto da praça, quando o mesmo, a horas matinais, incomodava com o seu badalar. Havia quem não simpatizasse muito com ele, e não sinta, ainda hoje, muitas saudades do mesmo. Feitios.

Desapareceu sem deixar rasto, quando foram feitas as obras de remodelação na praça do peixe. Há no entanto quem afirme categoricamente que o mesmo está religiosamente guardado na posse de um fiel depositário. Estranha-se no entanto tanto tempo de ausência. O livro irá desvendar, certamente, todas as peripécias a que o mesmo tem estado sujeito, desde os tempos áureos em que o mesmo prestou tão relevantes serviços à comunidade.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tenho cá para mim, que desta vez ele não aparece !!??
a estas horas está derretido ou pendurado nalguma piscina de um novo rico.
PJ

Anónimo disse...

eu soube que ele desapareceu,ouvi dizer que ja o tinham devolvido,mas afinal foi tudo mentira.a pessoa que o levou eu sei que tem ganho bom dinheiro em monchique,nao precisava te-lo levado,bastava comprar um com dez euros e assim mais uma vez continuamos muito contentes nao acham?obrigado pela boa noticia

Anónimo disse...

Provavelmente o sino estará guardado para ser restituido ao convento depois de reconstruido!

Anónimo disse...

nao sei mas que ha bruxas isso tenho a certeza que as ha,pode ser que o sino venha a reboque de uma vassoura

Anónimo disse...

ha ha ha ainda existe historias fabulosas do famoso sino?

Anónimo disse...

nao sabia que haviam ca bruxas avidas de sinos


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor