30/11/10

MONCHIQUE E A MUDANÇA RECLAMADA!



MONCHIQUE QUER MUDANÇA

A força de um slogan em que a maioria acreditou!

O que é que mudou neste primeiro ano de mandato?

Esta é a pergunta que muitos fazem mas para a qual há poucas respostas. Para um número muito significativo de cidadãos a maior mudança foi feita na cultura que passou a ter outro tratamento bem mais visível na actual sociedade monchiquense. O concelho de Monchique também apresenta, actualmente, problemas sócio-económicos que é preciso debelar e para os quais o executivo parece estar muito atento.

Para outros, os profundamente críticos, a mudança para eles não é notória e nem se fez sentir. Para outros, mais moderados, o poder está agora mais próximo dos cidadãos e das suas preocupações, onde o próprio presidente se preocupou em se socorrer das modernas tecnologias aderindo à rede social “facebook” para permitir um contacto directo de proximidade com todos aqueles que se fazem amigos e gostam de obter respostas às suas interrogações.

Analisando o inquérito que durante, aproximadamente um mês, decorreu neste blogue, os resultados vêm ao encontro do que atrás foi descrito. Os cibernautas estão divididos na sua opinião. A mudança anunciada, para alguns, acabou por não se realizar, como era expectável, e as frustrações de muitos têm vindo ao de cima com os comentários negativos que se fazem, anonimamente, neste blogue.

Para quem apoia o actual executivo os votos assinalados no Bom tiveram a percentagem de 27% (29). No Muito Bom 9% (10) e no Razoável 20% (21). Ao contrário para quem não apoia as suas políticas, e está contra elas, os votos dividem-se entre o Má 13% (14) e o Muito Má 25% (27). Sem opinião teve somente 4 votos 3%.

Somando as parcelas entre os que apoiam e os que não apoiam esta governação, há um saldo positivo de 19 votos o que se traduz numa percentagem de 18% a favor do actual executivo.

É efectivamente uma diferença a ter em conta num universo de 105 votos. Para quem fazia da mudança o seu grande “cavalo de batalha” até pode ficar satisfeito com este resultado. Para outros, se alterações importantes no modus operandi da autarquia houve, os mesmos não se aperceberam por elas serem tão pouco perceptíveis aos seus olhos e à sua opinião sempre tão depreciativos em relação a esta matéria.

Esperemos que com este resultado, lisonjeador, o actual presidente e a sua equipa não se deixem inebriar pelo perfume do poder, o tal que também costuma atrair como um íman os habituais “amigos” do costume, bem nossos conhecidos, sempre subservientes que nunca renegam apoios sempre que os ventos parecem correr de feição aos seus intentos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Falemos um pouco desta MUDANÇA QUASE NULA ou seja a esta mudança que se limitou ao presidente e aos vereadores. Quando todos os municipes desejavam mudança em quem manda nos vários gabinetes executivos da camara -quase nula - na obra feita por este executivo que tem sido igual ao anterior ou seja - nula - á apropriação de meios do estado para fins privados (estou a falar das viaturas entregues ao presidente e vereadores) que igual ao executivo anterior não param para além do horário de trabalho e que a isso se dá o nome de corrupção. Aos programas eleitorais tanto deste como do outro executivo, não têm qualquer diferença, tudo faziam e nada foi feito. Meus amigos retirem MUDANÇA e ponham CONTINUIDADE assim pelo menos os eleitores não vos chamam mentirosos. Um pouco mais de respeito por nós não vos ficaria nada mal...

Anónimo disse...

Acabei de visitar o facebook do Presidente Rui André por quem tenho alguma simpatia. Fiquei satisfeito por ver que o mesmo neste momento já tem 1540 amigos, o que deve continuar a subir em flecha nos tempos mais próximos.

É muito importante o que ele faz, só demonstra que ao colocar no seu mural todos os assuntos que vão surgindo na imprensa sobre Monchique o mesmo está atento com tudo o que se relaciona com o seu concelho.

É também de louvar que o mesmo saiba conviver bem com as críticas quando as mesmas são construtivas e realistas não demonstrando animosidade por isso. Os elogios quando são desmesurados são por vezes mais prejudiciais do que úteis porque a maior parte das vezes são feitos por pessoas bem identificadas que a única intenção que demonstram é procurar ficar bem na fotografia.

Anónimo disse...

Para saber como e o quê criticar em relaxão ao novo executivo municipal, procurei dar uma vista de olhos às actas das reuniões de câmara e assembleia municipal, publicadas no site da câmara. Parece que a minha crítica fundamentada tem que ficar sem efeito visto que os documentos disponíveis para consulta remontam ao primeiro semestre do ano, não me permitindo criticar aquilo que se passa actualmente.
Bom, parece que isto já constitui só por si uma crítica, um tanto ao quanto fundamentada.

Anónimo disse...

Sinceramente não percebo o slogan de "Mudança", mas afinal o que mudou? Continua-se a assistir aos mesmos (ou ainda mais) viaturas para uso proprio dos vereadores e presidente estacionados nos cafés e restaurantes à noite, continua-se a ver os mesmos lobbies a se "desenrascarem" a custo da boa vontade do actual executivo. De boas palavras está o inferno cheio, de que serve a boa vontande mostrada pelo sr. presidente quando disso não passa? Falava-se que o anterior executivo fazia propaganda com "alcatrão" e este faz com o quê? Mas afinal que obras e que projectos já foram iniciados, a rotunda do parque de s.sebastião? Fala-se da crise financeira e do buraco financeiro da autarquia mas não será apenas desculpa de mau pagador? Todos aqueles que votaram em prol da "mudança" provavelemente sentem-se ultrajados e de certeza que na hora do sufrágio irão "mudar" novamente.


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor