17/11/09

O BLOGUE MONS CICUS DEVE OU NÃO ACABAR?


A decisão agora vai ser inteiramente sua!

Depois de dois anos e oito meses foi o tempo mais que suficiente para que o mesmo fosse conhecido a nível nacional e também na diáspora por uma grande maioria dos Monchiquenses que têm acesso à Internet.

O mesmo começou no dia 16-03-2007. Tem neste momento 917 posts publicados e já foi visitado por 110.785 cibernautas, tendo cumprido integramente a sua missão: que era ser um espaço de debate e partilha de ideias, sobre Monchique, com tudo o que à sua volta pudesse influenciar o seu destino, estando atento ao que se passava no resto do País e no Mundo.

Está pois na hora de recolher uma opinião, abalizada, dessa mesma maioria para aquilatar a opinião se o mesmo deve ou não continuar. A decisão agora é sua. Com uma nova maioria a governar a autarquia é chegada a hora de dar lugar a outro, ou a outros, para criarem um novo blogue, consentâneo com a nova realidade, se for essa a opinião dos cibernautas, para mostrarem o seu contentamento ou desagrado, duma maneira construtiva, do que se irá passar no futuro do concelho com este novo executivo, à frente dos nossos destinos, até daqui a quatro anos.

Assim esta aventura que teve mais tempo do que eu pressupunha, chegou agora a um impasse. Parar ou continuar. Ter ou não ter um incentivo para continuar eis a questão. Porque há sempre a sensação que estamos a ser incómodos para quem está no poder por muita verdade que seja dita. A mesma, como é sabido, é incómoda. Foi assim no passado e é principalmente agora que estou conotado com o executivo que nos governa, por lhe ter dado total apoio.

Será, agora, mais difícil para os apoiantes deste novo executivo que outrora eram opositores ao anterior, verem que o blogue MONS CICUS continua com a mesma filosofia de vida: estar sempre ao lado da verdade. Por isso podem ter imensa dificuldade em aceitar a ideia de quem encontrava situações menos claras no regime do passado, passar agora a chamar a atenção, também, no que está mal neste executivo. Ou inclusivamente ser conivente com os comentários adversos ao mesmo, quer sejam anónimos ou não, que aqui vão sendo publicados.

Está por isso no canto esquerdo em cima um inquérito onde essa pergunta é feita: o blogue MONS CICUS deve acabar? Sim ou Não, deve ser uma das respostas. Depois desse resultado positivo ou negativo, tudo irá ser decidido em conformidade. Tem a palavra os visitantes deste blogue que podem responder a este inquérito até ao final do ano de 2009.

Além dessa votação também poderá ser feito um comentário aqui neste post a justificar as razões desse voto, no sentido negativo ou positivo em que é feito, se assim o julgarem oportuno.

Armindo Jorge

10 comentários:

v.c. disse...

eu nao vou votar mas acabar com este blog nao pense nisso sr sonhador porque faz falta.seu amigo v.c.

Anónimo disse...

Acabar com o blogue MONS CICUS?

Nem pensar!

Por dois motivos fundamentais: o primeiro foi que o mesmo contribuiu, inexoravelmente, para o derrube do anterior executivo, que só precisou dum pequeno abanão para o mesmo se desmoronar de tão apodrecido que estava.

E foi precisamente a coerência a verticalidade o rigor e a humildade dos seus argumentos que acabou por convencer uma grande parte dos seus eleitores, mais jovens, que acabaram por castigar nas urnas o seu grande responsável das políticas praticadas no nosso concelho, que já não compreendiam tantas promessas feitas, e nunca concretizadas, que acabaram por desiludir a grande maioria dos Monchiquenses.

Em segundo lugar porque, tal como no passado, nada nos garante, no futuro, que o actual executivo não venha a sofrer do mesmo síndroma que caracterizou os últimos anos de vigência do anterior poder. Sabemos os abusos e as manigâncias que o poder proporciona, assim como a perda de vergonha e a humildade para reconhecerem que quem ganha está ao serviço do povo e não servir-se do mesmo para impor os seus pontos de vista nem sempre coincidentes com o interesse geral de toda a comunidade.

Há que estar precavido e vigilante com o desempenho da nova maioria que ainda nada nos demonstrou de positivo a não ser nos dar mostras dum novo-riquismo, em que chegados ao poder a primeira tentação foi fazer obras, mais obras, numa autarquia já saturada de tantas obras, ao longo dos anos, onde já se gastou, desmesuradamente, mais do que o real valor do seu edifício, para se poderem instalar, comodamente, nos seus reais aposentos mesmo reconhecendo que as finanças autárquicas estão num descalabro total onde se dúvida que possa haver dinheiro para pagar tantas dívidas.

É reconfortante saber que há um blogue, independente, onde se pode opinar, responsavelmente, para que os actuais detentores do poder não venham de novo a “adormecer” depois de tanta promessa e expectativa criada.

Bem-haja por ter contribuído para que a democracia fosse de novo reposta, após 26 longos anos de poder absoluto. O meu muito obrigado por tão relevante serviço prestado, gratuitamente, a toda a comunidade, porque apesar de me identificar com o partido que nos governa tenho fortes motivos para assim pensar.

Anónimo disse...

não queria deixar passar este momento importante para este blogue o qual venho acompanhando desde a sua existênçia,sem o meu parecer, sei que o Armindo por conversas que tivemos os dois pessoalmente,sempre esteve contra o sistema socialista,razão a qual sempre identifiquei este bloge não social democrata, mas um local onde muitos debaixo de uma máscara deixavam comentários anti-sistema,não acredito que este blogue tenha feito cair o dinossauro.
agora acho estranho o porquê da questão da continuidade deste blogue.
penso que o mesmo deve continuar com algumas alterações: mais abrangente para o dia a dia da nossa terra
esquecer a côr partidária
e o mais importante imformar-nos nós que estamos longe da nossa terra sobre as novidades
levei muito tempo para colocar aqui um comentário mas acho que preparado para alguns que possam
vir contra a minha pessoa
FORÇA ARMINDO CONTINUA ...

HENRIQUE MAIO

Sonhador disse...

Olá Henrique Maio!

Folgo em saber notícias tuas desse lado do Atlântico, tão longe e aqui tão perto graças às maravilhas das novas tecnologias. Assim espero que estejas de óptima saúde, porque é o mais importante da nossa vida.

É sempre um prazer sentir o feedback dos nossos conterrâneos que se encontram na diáspora. Todos têm aqui uma janela para a sua terra afim de matar saudades e se poderem manifestar. É pena que não o façam com maior assiduidade porque sei que são muitos os que acompanham este blogue.

Gostaria que os mesmos se manifestassem mais vezes. E é pensando nos que estão ausentes da nossa Vila que me tem motivado a continuar, porque sei como é reconfortante saber notícias, diferentes da nossa terra, mesmo esporádicas.

Os que cá estão normalmente não têm grande interesse em se manifestar no que se passa de bom ou de mau na sua terra. Foi assim no passado e continuará a ser assim no presente, salvo raríssimas excepções, o que é sempre de enaltecer, os que têm a coragem de assumir a sua verdadeira identidade sem ter que recorrer ao anonimato.

Podes comentar sempre que te apetecer, porque neste espaço ninguém vai ter motivos para se sentir melindrado por ter as suas próprias opiniões assumindo frontalmente e sem ambiguidades a sua verdadeira identidade.

Que sejas muito feliz nessa tua nova terra.

Um abraço e até breve.

Armindo Jorge

Anónimo disse...

O Blogue mons cicus deve acabar?

Mas certamente que sim. Nem se deve esperar outra coisa. Eu votei nesse sentido!

O Presidente Rui André não merece logo no seu inicio de mandato e de carreira ter os ressabiados do anterior regime, por terem sido despojados do poder, a lhe fazerem a vida negra com comentários num blogue da terra, pouco abonatórios da sua imagem, que só servem para atrapalhar as suas boas intenções, sabendo-se como se sabe que a Autarquia está falida e que nem sequer há dinheiro para pagar as dívidas, que foram feitas em cima da campanha eleitoral.

Também sabemos que as criticas feitas com tanta ênfase às secretárias não tinham nenhuma razão de existir. Afinal foi só uma admitida e não três. Mas a ideia a passar para a opinião pública era que havia uma vaga de novos empregos para serem preenchidos por os boys e girls afectos ao novo partido do poder sem quaisquer concursos.

E tudo isto acontece quando se sabe que há uma necessidade premente de comprar novas viaturas para o presidente e vereadores. Mas com tanta critica já se sabe que vai tornar-se mais difícil substituir a velha frota de carros velhos, a cair aos bocados, alguns com mais de 10 anos de adquiridos, com muita quilometragem feita a precisarem de serem reformados. O leasing utilizado neste caso para a aquisição das viaturas é a solução.

Assim, a menos de um mês de terem tomado posse, vai tornar-se mais difícil adquirir uma viatura topo de gama em substituição do velho Jipe e do desactualizado Volvo, que faziam parte da frota antiga ao serviço do anterior presidente, os quais são uma vergonha para o actual presidente neles circular para poder apresentar-se, com toda a dignidade, que o cargo comporta, em reuniões importantes em representação do município.

Rui Silva disse...

Acho que o blogue não deve acabar. Se antes aqui se faziam acusações contra o executivo socialista, porque é que não se poderão fazer contra o executiva social democrata? A tão proclamada liberdade de expressão vai agora "acabar"? Que mais não seja, o blogue poderá funcionar como "defesa" do que se acontecer nos próximos 4 anos.
Tendo em conta, o comentário anterior ao meu, gostaria de dizer ao anónimo que prefiro um presidente num carro velho, mas com ideias, do que um presidente num ferrari e que é uma nulidade. Então eu tenho um carro velho, não sou digno, mas se me andar a passear com um topo de gama já sou alguém. Se os carros estão em condições de circular e se a câmara está falida, para quê fazer ainda mais despesas? Lamentável!

Antonio Vargas disse...

seria uma ma ideia acabar...acho que alem de muinta gente claramente nao gostar, isto ja vai fazendo parte de todos, dos que gostam, e daqueles que nao...por isso acho se acaba-se com este blogue,ate aqueles que nao gostam iriam sentir a sua falta...espero que continuo,siseramente

Anónimo disse...

Armindo Jorge
Só tenho uma coisa a dizer: Nem lhe passe tal coisa pela cabeça.
Este blogue faz parte de Monchique, das suas gentes, quer se goste muito ou se goste pouco, do que aqui se escreve.Eu vou votar NÂO

Luisa

José Chula disse...

O blog não deve acabar pois, para quem está a morar fora de Monchique, este é sem duvida um dos melhores meios de se manter ao corrente do que se vai passando em Monchique.
Quanto à parte em que fala da verdade que custa ouvir, na minha opinião esta só custa ouvir se houver algo a esconder. E, por isso, encerrando o blog é estar, de alguma maneira, a facilitar o surgimento de "verdades" escondidas.

José Chula

costa disse...

blogs que divulguem a verdade não devem de acabar!mesmo que essas verdades por vezes custam a engolir,em especial quando essas verdades são ditas por causa de actos cometidos pelos nossos melhores amigos. Em Olhão o blog Olhão Livre passa pelo mesmo embora não tenha apoiado nenhum candidato.
Mas por exemplo somos os únicos a denunciar o facto de num candidato do PSD prfº Alberto Almeida que foi eleito vereador à CM OLhão votar sempre a favor das decisões do presidente da CMOlhão.enquanto que o cabeça de lista do PSD também eleito ou vota contra ou se abstém por os documentos s votar lhe chegam tarde e a más hora às mãos para poder opinar e votar em consciência.
continuem a luta pela verdade pois é de pessoas quepugnem pela verdae que Portugal tem falta sejam eles do partido A.B.C. ou D.


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor