16/11/08

SAUDADES DE MONCHIQUE!

(clique em cima da imagem)
Sou capaz de ir aí no Natal que se aproxima!

24 comentários:

Anónimo disse...

-SUBLIME!

Anónimo disse...

Ainda digo mais: sublime,sublime...

Anónimo disse...

Atão! O pessoal de Monchique é mesmo "murcho"! Nem o seu blog lhes desperta "entusiasmo". Talvez daí a razão do "decréscimo" da massa critica Monchiquense. A solução passará por importar pessoal mais "rijo", afim de "arrebitar" os ânimos.

Anónimo disse...

Então amigo Sonhador o que passa consigo, entrou novamente de férias? Ou serão estas definitivas para todo o sempre?

Anónimo disse...

ola sr sonhador como vai o sr?venho lhe dar os parabens pelo seu blogg,e estou vendo que monchique a minha terra natal esta parada no tempo ,sem noticias,sem novidades etc.e a politica como vai?e os nossos governantes em monchique estao fazendo alguma coisa de jeito ou ainda e o mesmo?estive tambem a ver outro blogg que se chama o proviciano tambem muito jeitoso e agradavel,monchique tambem tem pessoas espertas e inteligentes nao acha?ja fizeam a estrada para sair da vila sem ser a que vai para o largo da feira?como nao tenho tido noticias de monchique gostaria que o sr me disse-se como vai isso por ai o bom o mal o pessimo e as pecuarias ainda teem porcos?e os tratamentos das fezes tambem la foram feitos?e a estrada que vem de portimao ja esta toda boa?e o comercio local esta funcionando ou esta tambem em crise como o pais todo?espero a sua resposta agradecendo desde ja com um abraco desta conterranea quarentona monchiqueira de gema.obrigado

Anónimo disse...

Ora f...(piiiiii!)-se. O c...(piiiiii!!) do blogue é para andar, ou é para ficar parado? Estamos F...(piiiii!) com o senhor bloguista. Ó carago bamos lá a dar cuorda nas buotas!Fôsga-se!!!!

Anónimo disse...

Gosto muito deste blogue. É uma grande perda para Monchique se ele acabar!

Anónimo disse...

O amigo Sonhador soube escolher o leque de imagens capazes de aguçar a Saudade de Monchique, trazida pela beleza característica de cada recanto, que evoca memórias recuadas, e acorda também a vontade cada vez maior de regressar para outros momentos de tranquila contemplação.

Terão os habitantes, em geral, consciência do privilégio que têm, por acordar todos os dias cercados de tamanho cenário natural e edificado?

Tomam parte activa no sentido de que o concelho seja cada vez melhor e mais competitivo, como tanto pugnam nas suas críticas mordazes?

Anónimo disse...

pra mim isto morreu de vez é pena,este bloggue é como é como em monchique nada se acaba.........aiaiaiui.......aiaiaiui..................................................................................................................................................................................................................pffffffffffffffffooouuuuuuPUMPUMCATRAPUMmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Anónimo disse...

AGORA QUEM VAI FAZER 1COMENTARIO SOU EU.NINGUEM FALA DA CRISE QUE ESTAMOS A ATRAVESSAR,DA MEDIORIDADE DOS NOSSOS GOVERNANTES MENTIROSOS QUE NOS ESTAO A ROUBAR E A MENTIR DESCARADAMENTE,A FOME QUE NOS ESTA ABATER A PORTAVEJAM SO O EXEMPLO DA GRECIA O QUE ACHAM?VEJAM SO OS COMBUSTIVEIS A BAIXAREM E NOSSOS A SE MANTEREM ALTOS,A EDUCACAO ESTA ANALFABETA,A SAUDE E UMA VERGONHA,sem falar dos INEM,AGORA E A CARNE QUE DESAPARECEU DEREPENTE DO MERCADO-mentira-MONCHIQUE ESTA PARALISADA SEM HABITANTES,DESERTICA,ATROFIADA,SEM COMERCIO SEM PODER DE COMPRA,SEM ALEGRIA E SEM PERSPECTIVAS DE VIDA FUTURA PARA OS NOSSOS FILHOS.QUE NOS ESPERA?A MORTE LENTA E CALADA.TODOS NOS SOMOS VITIMAS DE TUDO ISTO E NAO NOS VENHAM COM AS CANTIGAS DE SEMPRE -que e mundial.E OS BANCOS QUE NOS TEEM ROUBADO TUDO,E O DINHEIRO VAI PARA O BOLSO DOS SEUS GESTORES ENFIM.O DESEMPREGO E OUTA FARSA AI ANDAM AS PESSOAS A RECOLHEREM ASSINATURAS ATE PARECE QUE E PARA UM ABAIXO ASSINADO.JA CHEGA,BASTA,VAMOS POR UM FINAL A ISTO,MUDEM DS MENTALIDADES,VAMOS POR O NOSSO PAIS A ANDAR,NAO PACTUEM COM CORRUPTOS E COM FALSIDADES,VAMOS SER FORTES E ESPERTOS,VAMOS ESTAR DE OLHO ABERTO A TUDO O QUE NOS RODEIA, APONTEM O DEDO E DIGAM BASTA DE TRAFULHICE.APROXIMA-SE O NATAL VAMO VER SE MUDAMOS ALGUMA COISA.BOM NATAL PARA TODOS E TUDO DE BOM PARA TODOS TAMBEM.

Anónimo disse...

Já temos o Jornal de Monchique online. Agora vamos esperar para ver o que o mesmo nos irá oferecer para o futuro. Ficamos à espera de notícias da nossa terra, em tempo real.

António disse...

Ao Senhor Sonhador autor do blogue MONS CICUS!

É para mim uma grande decepção e tristeza ver terminado este blogue que foi uma lufada de ar fresco numa terra onde o poder critico há muito desapareceu, mesmo que vejam a sua terra, dia a dia, a afundar-se e onde as forças da oposição há muito perderam a vitalidade de outrora assim como a vontade de lutar, por um futuro melhor para a sua terra.

Numa terra com grandes potenciais de desenvolvimento económico, tudo vai morrendo aos poucos, e os seus ilustres filhos há muito que foram em procura de outras paragens. Infelizmente, para nós, todos os agentes que governam Monchique, a começar pelo actual presidente da Autarquia, embora com fortes raízes ao concelho não são da terra, e até nela se recusa a viver, e os outros que estão à frente das principais instituições da terra são de fora, ou nela também, aqui, não vivem.

O Comandante dos Bombeiros, o Coordenador do Centro de Saúde, a Conservadora, o Chefe das Finanças, o comandante da GNR, o pároco de Monchique, a directora da escola EB-2,3 de Monchique, a Chefe dos correios, o gerente da C.G.D não são de Monchique e a maioria nem moram cá, apesar de serem óptimas pessoas, mas sem qualquer ligação à mesma.

Ficam de fora a gerente da Caixa Agrícola, que também não vive em Monchique, O presidente da rádio Foia que também não vive em Monchique, o jornal de Monchique cujo presidente de direcção também não vive em Monchique.

O que resta: O presidente da Santa casa da Misericórdia e alguns presidentes de clubes desportivos e de caça com forte dependência monetária da Autarquia.

Enfim com uma terra assim onde os filhos da terra têm pouca voz, ou nenhuma, porque são colocados à margem das decisões, como pode a mesma progredir se os seus principais agentes, não têm nenhum fervor patriótico pela terra que os sustenta...

No passado… há muitos…muitos anos… o único divertimento em Monchique, aos domingos, era ir à missa e ver os raros turistas passar a caminho da Foia nos seus automóveis. Nessa altura nada podíamos fazer para melhorar as nossas condições de vida por vivermos num regime autoritário e onde as verbas gastas nas autarquias eram criteriosamente seleccionadas por o poder central, mas bem aplicadas.

Hoje gastamos o dinheiro em obras de fachada que não vêm melhorar substancialmente o nosso bem-estar social como o parque subterrâneo inaugurado no dia 22 de Abril de 2005 que só serve para sorver os dinheiros públicos a cada dia que passa. Se não fosse o mesmo ser gratuito, estava literalmente às moscas porque ninguém vai gastar dinheiro desnecessariamente, quando tem outras hipóteses de estacionar o seu veículo sem custos.

Vivemos num regime democrático onde a lei das finanças locais, com os seus órgãos eleitos decidem quais as obras a fazer, mas mesmo assim continuamos a ver os milhões e mais milhões de euros gastos sem grande proveito a não ser para alguns, normalmente sempre os mesmos.

Passados que estão tantos anos e com tantos milhões já gastos que foram colocados à disposição da autarquia, a única "riqueza" que ainda perdura por algum tempo são as estradas alcatroadas até aos locais mais recônditos do concelho onde moravam pessoas, que já há muito fugiram e que serviram para enriquecer os empreiteiros do regime, pouco ou nada conhecidos da totalidade da população, por também eles serem todos estranhos ao concelho.

E assim vai continuar este marasmo em que Monchique há muito caiu com tanta riqueza desperdiçada, porque tal como no passado, o velho ditado continuará por muitos anos a perdurar, onde os forasteiros são os principais beneficiados desta política nada patriótica, por nosso total desinteresse em preservar aquilo que os nossos antepassados nos legaram. Santos da casa não conseguem efectivamente fazer milagres!

Não é em vão que alguém um dia disse: Monchique é uma boa madrasta, continua no presente a ser o que sempre foi: uma mãe que não sabe acarinhar os seus próprios filhos!

Anónimo disse...

tonecas voce falou bem,1abraco e1bom natal deste seu amigo admirador

Unknown disse...

Amigo Sonhador este espaço só faz sentido se houver participação desse lado do ecrâ. Palavras suas. Mas o meu amigo é agora o principal causador para não haver participação. Ou será que arranjou outro amor. Vá lá não se esqueça que este é o ano de todas as eleições e nós precisamos de informação actualizada.

Sérgio de Oliveira disse...

O Pai Natal já regressou à Lapónia!


Abraço

Anónimo disse...

Afinal, o Pai Natal marafou-se e voltou para trás. Por ele o F.C.Porto não vai ser TRETA CAMPEÃO!

Anónimo disse...

EXTRA, EXTRA!
O nosso blog está de volta. O «patrão» vai sair, com pulseira electrónica.

Anónimo disse...

É com muita pena que assisto ao fim daquele que eu considerei «o melhor Blog do mundo».Morreu muito jovem, com apenas vinte meses.
Não culpo o amigo Sonhador por este dramático desfecho. O homem fez de tudo para agradar, foi de uma extrema simpatia, mas a paciência tem limites e não é manifestamente o seu ponto forte.
Este que era um espaço por excelência para troca de opiniões e debate de ideias sobre a nossa terra. Foi pura e simplesmente ignorado pelos filhos de Monchique. Deixando «o mestre» com a sensação que estava a pregar no deserto.
Penso que a partir de agora os nossos conterâneos não têm legitimidade para se queixar de falta de meios para manifestar aquilo que lhes vai na alma.
Por vezes fico pensando se somos dignos da terra onde nascemos, e se a nossa fatalidade não terá como causa a nossa maneira de ser.
Desejo muita sorte e tudo de bom para todos.
Rui Duarte

Anónimo disse...

Este blog não morreu, não....e a prova disso é que o nosso AMIGO SONHADOR ,vai mudando a música de quando em quando.
Está sómente a hibernar. Pudera com este frio todo.
Aproximan-se 3 eleições neste ano, o que vai fazer com que o nosso AMIGO vá sair da hibernação.....
Um abraço.

Dylan disse...

Por acaso estive recentemente no Stand de Monchique, na Bolsa de Turismo de Lisboa, e gostei imenso daquilo que vi. Sem dúvida que é um local a visitar futuramente.

Anónimo disse...

Então compadre!
Vamos é acordar da hibernação, que o Rui André precisa de ajuda para tirar de lá o Tuta e o tutalitarismo.
Ele sempre é sangue novo, jovem e com ideias.
ZM

Anónimo disse...

Esta do Tuta, está demais!...
Carlos Tuta, natural de Moçambique, é economista e presidente da Câmara de Monchique. Na declaração de rendimentos entregue no Tribunal Constitucional relativamente ao ano de 2007, o autarca apresenta 28 329 euros resultado de trabalho dependente e 38 628 euros em pensões.
Possui um prédio rústico em Odemira, quatro casas em Monchique e duas em Portimão. Conduz um Audi A4 TDI. Tem 1713 euros em acções da EDP, 4098 euros em títulos da PT e 264 euros em acções do Benfica. Os empréstimos contraídos totalizam 87 998 euros.
Joaquim Rato

Anónimo disse...

MORTO E ENCERRADO- Podemos retirar o Blog dos "favoritos" e aguardar serenamente por outro similar que surgirá brevemente.
Rufino Fino Filho

Anónimo disse...

Não acredito no fim deste blogue. O seu autor como amante da liberdade que é não gosta de estar manietado a obrigações. O mesmo voltará em breve. Estou plenamente covencida disso. Porque adoro a natureza e viver em Monchique é estar permanentemente em contacto com a mesma. Como vivo em Lisboa este blogue faz-me imensa falta para matar saudades da terra que me viu nascer. Adoro fotos com as suas paisagens verdes de sítios que estão na minha memória. Nunca me consigo esquecer de Monchique. Se este blogue acabar de vez fica em mim uma profunda frustação e um grande vazio por ver fechada uma janela para a minha terra.
Ainda tenho esperança que o mesmo volte a nos mostrar o que se vai passando na mesma. Um abraço desta admiradora.
Maria Helena Matos


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor