08/11/08

PORTIMÃO E OS TRANSPORTES PÚBLICOS!

Vai e Vem estimula a leitura

Há um novo motivo de interesse para os passageiros do Vai e Vem, através do projecto “Livros de Ida e Volta”, que disponibiliza diversas edições literárias em cestos colocados em 11 autocarros das linhas Laranja, Rosa, Castanha, Encarnada e Roxa.

A iniciativa iniciou-se hoje e visa estimular novos hábitos de leitura nos utentes do circuito urbano de Portimão, apresentando obras de todos os géneros literários.

O presidente da Câmara Municipal de Portimão acompanhou a viagem de lançamento e sublinhou junto dos passageiros os objectivos da acção. Segundo Manuel da Luz, “a ideia é criar apetites de leitura, pois em vez de as pessoas pensarem nas agruras do dia a dia, aproveitam melhor o tempo e manuseiam um livro, folheando-o e sentindo a sua textura. Trata-se de um gesto simples, mas de grande significado num país onde menos de 18% da população reconhece ler com regularidade”.

Nas viaturas existem títulos para todas as idades e gostos, renovados regularmente, sendo de destacar que nas ligações à Praia da Rocha e a Alvor podem ser encontradas edições em inglês, francês e alemão, pensando nos turistas que frequentam esses percursos.

Os passageiros, ao chegarem ao seu destino, ou voltam a depositar o livro, cuja leitura poderão retomar em próxima viagem, ou então podem levá-lo para casa, devolvendo-o mais tarde, seja nos Vai e Vem, seja na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes ou nos seus pólos de Alvor e Mexilhoeira Grande.

Este projecto, da responsabilidade da Câmara de Portimão, integra o Programa Ler+ do Plano Nacional de Leitura.

2 comentários:

Anónimo disse...

INACREDITÁVEL! Como é que se pode propôr ás pessoas que exercitem a leitura dentro de um transporte em movimento, sabendo que existe o risco de DESLOCAMENTO DA RETINA!

Anónimo disse...

O Presidente da Camara devia preocupar-se era com os cidadãos, que utilizam os transportes públicos e não têm um terminal rodoviário para se puderem sentar enquanto esperam, para além de a bilheteira estar bem longe das paragens, que se situam em 3 ruas diferentes.


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor